segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A Queda de um Anjo



Título: A Queda de um Anjo
Autora: Afonso Cruz

Opinião: Afonso Cruz é um escritor que me tem deixado bastante curioso. Destaque atrás de destaque, tem sido nomeado para inúmeros prémios e distinções, e volta e meia ganha qualquer coisa. Faz parte de uma nova vaga de escritores portugueses que inclui nomes como Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto e João Tordo, entre outros, que têm ganho nome (e prémios), e sido aclamados pela crítica em geral.

Os livros de Afonso Cruz têm quase sempre títulos fascinantes e premissas curiosas, portanto a minha própria curiosidade estava inflamada e este conto foi a oportunidade perfeita para ficar a conhecer este autor.

E finalmente um conto com história! Uma velhota chega ao Paraíso, e ao ver que não tem o marido ao pé de si, começa a sua viagem em direcção ao Inferno, pois prefere enfrentar as fogueiras ardentes do castigo eterno do que viver banhada na luz de Deus para toda a Eternidade. Interessante!

Mas depois a dita velhota, conforme vai descendo até ao Inferno, vai contando pormenores da sua vida, e a conclusão a que cheguei foi que a mulher era completamente louca. O marido chegou a bater-lhe, tratava-a mal de uma forma geral e parecia não ter muito interesse nela. E ela lá ia, resolvida a renegar a calma do Paraíso em troca da tortura do Inferno, tudo pelo marido, que pelos vistos amava muito.

Já gostei minimamente deste conto, mas no final fiquei um pouco confuso. Não percebi bem se o texto continha uma crítica velada ao amor cego, via sátira, ou se era apenas a história de uma senhora que não batia lá muito bem. De qualquer das formas até que gostei, e o próximo passo é agarrar num livro de Afonso Cruz.

4 comentários:

André Nóbrega disse...

Olá de novo.

Pareço o teu parasita dos contos DN, mas na verdade tenho mais interesse em comentar porque acabei mesmo de os ler e de os comentar.

Desta feita venho dizer que percebo porque gostaste mais deste, foi precisamente o meu conto favorito da colecção e, tal como tu te propões, também eu fiquei com vontade de comprar um livro do Afonso Cruz. Arranjei numa promoção na Bertrand A Carne de Deus, mas ainda não li.

Rui Bastos disse...

Comenta, que comentários são uma coisa porreira!

Tenho que ver o que arranjo, este autor já me anda a deixar curioso há bastante tempo...

Tiago M. Franco disse...

Confesso que nunca tinha ouvido falar do nome do escritor.

Rui Bastos disse...

Nunca?! O homem até tem sido falado!