quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

No Muro



Título: No Muro
Autor: David Soares

Opinião: Como deve ser fácil de perceber, este era dos contos que mais tinha curiosidade em ler. Mais uma oportunidade para me fascinar pelo trabalho daquele que é indiscutivelmente um dos meus escritores favoritos de sempre.

A ideia é boa, curiosa, ligeiramente bizarra. Um homem fica com a biblioteca do pai, depois deste morrer, e folheia os seus livros como forma de o ficar a conhecer um pouco melhor. A certa altura decide emparedar os livros todos, para os proteger, construindo assim um muro com um livro dentro de cada tijolo, um muro que se manteve de pé e que presenciou os mais variados acontecimentos, de casais a namorarem a pessoas a serem fuziladas.

Como disse, a ideia é boa, e a escrita, enfim, é David Soares, com a ressalva de que aqui pareceu demasiado forçada, como se o autor estivesse demasiado empenhado em exibir o seu vocabulário erudito e requintado. E a história acaba por saber a pouco, mas como acho que já referi, acho que foi mais por falta de espaço do que outra coisa. Continuo convencido que David Soares é bom é a escrever romances de 400 páginas.

Este conto não deixa, ainda assim, de ser dos meus favoritos desta colecção, e dos poucos que me conseguiu agradar minimamente.

Sem comentários: