Título: The Art of War
Autor: Sun Tzu
Opinião: Tanto se dizia que toda a gente devia ler este livro, e como ele era importante para toda uma míriade de coisas, que decidi de facto lê-lo.
The Art of War é um antigo tratado militar chinês, atribuído a Sun Tzu. Com uns 2000 e tal anos em cima, e provavelmente 2000 e tal traduções anotadas, este livro manteve a sua influência através dos tempos, e ainda hoje serve como referência importante para tudo o que seja estratégia, seja ela militar ou empresarial.
Eu li uma versão limpinha, que não tenho paciência para anotações e interpretações que ocupam mais espaço que o próprio livro. E descobri que o texto é de facto bom. Mesmo considerando-o apenas como aquilo que é, um tratado militar escrito há 2000 e qualquer coisa anos, é possível ver que por trás destes 13 capítulos está uma grande mente que conseguiu condensar muito conhecimento bélico essencialmente estratégico em poucas páginas.
Sempre de forma sucinta, Sun Tzu vai apresentando o métodos, tácticas e ideias importantes a ter em mente, quando se está a comandar um exército e a preparar uma batalha. Surpreendentemente, pelo menos para mim, a maior parte dos ensinamentos passam por andar o menos possível à porrada. E por ser o mais dissimulado possível.
Estranhei um pouco, confesso, mas é o que faz mais sentido. E Sun Tzu apresenta argumentos racionais e explicações lógicas para todas as suas afirmações, o que lhes dá um certo peso, porque, enfim, fazem sentido.
Quanto a extrapolações passíveis de serem feitas a assuntos mais mundanos do que ter a melhor estratégia para estraçalhar o exército adversário, é preciso uma análise profunda do texto e, se querem que vos diga, alguma imaginação. Mas consigo perceber, e talvez um dia agarre numa das milhentas edições anotadas, para ver se me convenço.
Sem comentários:
Enviar um comentário