Título: Star Wars: Clássicos 1
Guiões: Roy Thomas, Don Glut, Archie Goodwin
Desenhos: Howard Chaykin, Steve Leialoha, Rick Hoberg, Bill Wray, Frank Springer, Tom Palmer, Alan Kupperberg, Carmine Infantino, Terry Austin
Cores: Marie Severin, Steve Leialoha, Glynis Wein, Paty, Carl Gafford, Tom Palmer, F.Mouly, Janice Cohen
Tradutor: Luís Santos
Opinião: Poucas terão sido as minhas opiniões aqui escritas que tenham sido tão parciais quanto esta. Não há-de ser grande surpresa eu ser um fã acérrimo da saga Star Wars, e portanto conseguem imaginar logo à partida que a minha leitura deste livro, que compila os 11 primeiros comics da saga Classic Star Wars: A Long Time Ago..., envolveu a minha pessoa com o ar mais embasbacado e deliciado do mundo, com os olhos a brilhar e um enorme sentimento de satisfação pessoal.
Para começar, a edição é praticamente perfeita. Capa dura e páginas de qualidade, sem falhas nas cores nem erros (que me lembre de ter apanhado) na escrita. Depois é Star Wars.
Começa por ser uma adaptação do primeiro filme, ou seja, do Episode IV: A New Hope, e a certa altura já é uma expansão da história, com acontecimentos cronologicamente situados entre esse primeiro e o segundo filme. Os desenhos têm um ar que eu descrevo como "clássicos". Não sou especialista em BD, longe disso, portanto não vos sei elaborar muito mais. São BD's antigas e têm ar disso mesmo, o que, na minha opinião, lhe dá um certo toque especial...
A parte escrita da coisa não me agradou profundamente, mas é mais porque eu não gosto de ler BD's traduzidas. Devido ao formato em que a história é contada e apresentada, a tradução pode mudar muito o registo e estragar a cena que temos ali desenhada à nossa frente. Acho que os balões e afins numa língua que não a original parecem sempre deslocados do desenho. Mas enfim, tirando isso, não tenho razão de queixa.
Até porque é Star Wars! Luke Skywalker, R2-D2, C-3PO, Han Solo, Chewbacca, Princesa Leia, Obi-Wan Kenobi... Darth Vader! E outros! Toda uma série de personagens que conheço demasiado bem e que gostei bastante de ver neste novo formato. Só tinha visto os filmes, e devo dizer que o universo de Star Wars funciona muito bem, passado para banda-desenhada... Provavelmente graças àquele batalhão de pessoas envolvidas na criação de cada um destes comics, que não foram realmente aqueles todos para cada um deles, mas cada um foi escrito, desenhado e colorido por um subconjunto daquele pessoal todo.
Este primeiro volume, ainda por cima, começa por contar a história do filme, portanto garanto-vos que tenho dificuldade em falar muito mais sobre ele. Só sei que adorei a leitura, ainda que não tenha sido perfeita, e que mal posso esperar pelos restantes 11 volumes!
Sem comentários:
Enviar um comentário