segunda-feira, 15 de julho de 2013

A Clarabóia


Título: A Clarabóia
Autora: Nancy Kilpatrick
Tradutora: Virgínia Rocha

Opinião: Com uma escrita agradável e um começo tão banal quanto possível, este conto surpreende.

Muitos, eu incluído, argumentam que já é difícil escrever boas histórias de vampiros que sejam de facto interessantes, mas Nancy Kilpatrick conseguiu-me surpreender.

E por uma razão muito simples: este conto sobre uma mulher a tomar banho, aborrecida com o barulho que os vizinhos fazem, tinha tudo para ser bastante previsível, e conseguiu não o ser.

Curto, dá pistas, mas passam ligeiramente ao lado, especialmente face àquilo que domina a história, a clarabóia. Misteriosa e imponente, não se percebe muito bem o porquê da relevância de algo tão banal, e a autora consegue torná-la no ponto central das suas descrições de forma bastante interessante.

Já no fim, mesmo no fim, dá uma volta ao que está a passar, e juro que fiquei surpreendido. Estive o conto todo a pensar em algo parecido com a revelação final, mas os últimos acontecimentos apagaram-me essas desconfianças... Só para as últimas linhas me provarem que estava certo!

Não sendo propriamente original, porque enfim, A Clarabóia acaba por ser um interessante conto de vampiros, o que, devo dizer, é sinceramente refrescante.

Sem comentários: