terça-feira, 2 de julho de 2013

Amor

Título: Amor
Autor: Anton Tchékhov

Opinião: Sou cada vez mais um fã confesso de autores russos. Praticamente todas as vezes em que leio alguma coisa de um autor russo, fico rendido: ao estilo, à mestria da escrita, às descrições fabulosas e histórias intensas.

Sim, deixam-me rendido, completamente. Raramente me desiludem, pelo menos no que até agora li. Este conto de Tchékhov não é excepção.

Apesar do tema ser um que normalmente não tenho paciência para ver numa história, o autor consegue, à semelhança de outros de que já aqui falei, escrever uma história interessante e tão bem escrita que me mantém preso até ao fim.

A visão do amor que o autor apresenta tem características duais: se por um lado é cego e irracional, poderoso e devastador, por outro é também assustador, profundamente idiota e até insensível.

E o que Tchékhov demonstra, nesta história sobre uma paixão arrebatadora que se revela sem qualquer sentido, é que ambos os lados são indissociáveis e no fim não há vencedores, apenas amor, seja lá o que isso for exactamente!

O autor faz isso de forma muito interessante, e ainda por cima com uma escrita muito boa, que me manteve interessado pelas simples mestria e beleza da forma.

Sem comentários: