Título: Colheita de Assassinos
Autor: Scott Phillips
Tradutora: Margarida Viegas
Opinião: O livro começa logo mal: o título não tem absolutamente nada a ver com nada. O original The Ice Harvest, embora não seja perfeito, é infinitamente mais adequado.
Já o livro em sim, pronto, é mediano. Mas tem o bónus de ter um final espectacular! Quase poético. Garantidamente surpreendente.
Colheita de Assassinos é um livro que se lê muito rápido, com as suas 200 e tal páginas a deslizar que é uma maravilha. A escrita fluida e típica dos thrillers ajuda bastante, é verdade, mas acho que a própria história se desenrola a um ritmo bastante acelerado, motivando a leitura.
Tem personagens bem construídas, embora pareça que só existam pessoas implacáveis e corruptas, o que, pensando bem nisso, talvez não seja assim tão falso quanto isso, mas pronto.
Entre strippers, advogados corruptos, empresários corruptos, bebedolas, universitários excitados, e algumas outras personagens, a intriga em torno de um esquema de droga que deu muito dinheiro passa quase ao lado. Não é propriamente interessante.
Já a forma como a história está contada é interessante, mas acho que se perde demasiado com o background, sem acrescentar nada de relevante ao enredo, passando-se assim algum tempo sem que aconteça nada de especial, o que quebra um pouco o ritmo.
Mesmo assim a leitura não deixa de ser rápida e ligeiramente viciante. Os capítulos bastante curtos ajudam. Os momentos engraçados são apenas mais um bónus. Num mundo cruel, com personagens corruptas e traiçoeiras a movimentarem-se num meio cruel, tudo sempre muito agressivo e implacável, garanto-vos que há espaço mais do que suficiente para umas belas dumas situações engraçadíssimas.
Portanto, sem ser um livro propriamente marcante, e sem ficar com uma vontade extrema de ir a correr arranjar mais obras do autor, esta foi uma boa leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário