Ainda no rescaldo do Fórum Fantástico, e depois de até já ter sido apelidado de mentiroso com bastante veemência por um autor que admiro, venho fazer a minha parte de serviço público.
Ao longo do evento, como devem imaginar, foram várias as sugestões de livros, filmes, séries e jogos que foram aparecendo.
Como é óbvio, não consegui apanhar nem metade, mas como geek e eterno curioso que sou, lá estive de caderno na mão, a apontar o máximo possível.
Felizmente há as sugestões feitas durante a já tradicional sessão de... sugestões, com Artur Coelho, João Barreiros e João Campos, estão devidamente compiladas no blog deste último. Eu e o resto da comunidade agradecemos.
Mas houve mais, muito mais! Aviso já, no entanto, que é possível que me engane e deixe aqui outra coisa qualquer com o mesmo nome mas temática parecida. Avisem-me! E o mesmo é válido para o caso de terem alguma coisa a acrescentar, que se lembrem de ter ouvido e não apareça aqui.
Agora vamos lá. Além de vos dizer para passarem pelos deviantArt da Marta Patalão e do David Sequeira, que estiveram presentes no painel sobre ilustração fantástica, mostro-vos esta série, The Returned, com uma premissa original sobre pessoas que voltam dos mortos. Só não tenho é a certeza se foi falada no painel de ilustração, mas nas minhas notas está no mesmo sítio...
A partir daqui as minhas notas perdem toda e qualquer sequência lógica. As coisas dignas de serem apontadas começaram a ser disparadas a uma velocidade tal que é mais fácil perceber o Finnegans Wake do que as minhas notas.
Desde os filmes do Romero ao The Fly, de David Cronenberg, passando por Wes Craven, há filmes para todos os gostos. Bem, mais ou menos. Ainda houve tempo, provavelmente no painel do terror, para relembrar o Dracula e o Nosferatu originais, e falar de uma obra de spoken word semi obscura de David Soares, o Lisboa.
Em termos de autores, e isto sei que foi na sessão do Workshop de escrita, com o Luís Filipe Silva, o Rogério Ribeiro e o Ian McDonald, foram mencionados vários autores: Jack Vance, Robert Silverberg, Ursula K. Le Guin e Harlan Ellison. Ainda nesta sessão falou-se de Cloud Atlas, de David Mitchell, tanto o livro como o filme.
Por fim deixo-vos os livros mencionados na sessão de história da literatura fantástica portuguesa, com António de Macedo e Luís Filipe Silva. São todos antigos, e a maior parte bastente difíceis de encontrar. Mas ainda no outro dia vi O diabinho da mão furada a 5 euros, numa edição toda fancy...
- Amadiz de Gala, Vasco Lobeira
- Palmeirim de Inglaterra, Francisco de Morais
- O diabinho da mão furada, António José da Silva
- A noite no castelo, ... Castilho
- Lisboa no ano 3000
- Euro Novela, Miguel Vale de Almeida
- A Ameaça Cósmica, Luís de Mesquita
- Através do Espaço, Frederico Cruz
- Viagem ao século XXX, Manuel S. Teixeira
- Mensageiro do Espaço, Luís de Mesquita
- Eles chegaram das estrelas, Fernando Melim
- Não lhes faremos a vontade, Romeu de Melo
Sem comentários:
Enviar um comentário