domingo, 10 de novembro de 2013

Fórum Fantástico 2013


E é já no final da próxima semana, mais uma edição do Fórum Fantástico, a decorrer na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras (pertíssimo do metro).

Entre 15 e 17 de Novembro as conversas, apresentações e lançamentos vão-se suceder, sempre em redor do Fantástico, e de forma bastante abrangente.

Além de literatura, também o cinema e os videojogos têm já bastante destaque neste evento, provavelmente o mais importante evento nacional de Fantástico.

Podem visitar o Facebook e o site do Fórum Fantástico, bem como verem o programa e decidirem o que querem ir ver.

Eu digo já, pela minha experiência de anos anteriores, que é um evento a não perder. O que me está a atrair este ano é o seguinte: as "Conversas de Horror" com David Soares, António Monteiro, José Pedro Lopes e Pedro Santasmarinas; o "Workshop de Escrita Trëma"; a sessão sobre "História da FC portuguesa" com o Luís Filipe Silva e o António de Macedo; a sessão sobre a "Publicação de contos portugueses além-fronteiras"; a já tradicional sessão de "Sugestões de literatura, filmes e jogos", com o João Barreiros, o Artur Coelho e o João Campos.

No entanto há um ponto do programa que me está a deixar estupidamente curioso, e que infelizmente deve ser incompatível com o meu horário. Vou ter que ficar com as informações em segunda mão, mas irei andar atrás delas. Falo da apresentação das iniciativas "Prémios Adamastor do Fantástico" e "Livros da Utopia".

Na apresentação do programa, que ocorreu no Domingo, dia 3 deste mês, foi dito que a primeira é uma iniciativa para premiar o Fantástico em Portugal, algo cuja falta se sente. Não podia estar mais de acordo. Além de que tem um nome fixe.

A segunda iniciativa, também com um nome fixe, parece que é para incentivar a leitura e a escrita, nomeadamente do Fantástico, ou seja, uma coisa em que eu já ando a pensar há muito tempo, que é fazer chegar a literatura e especialmente a Fantástica, a um público mais vasto. Mal posso esperar por saber mais!

Portanto, não percam isto! É um evento muito bom, e que basta acompanhar algumas vezes para se perceber o gosto que quem organiza e participa tem por isto. Um destaque para os organizadores, que acumulam funções com outras coisas e fazem isto mesmo por amor à camisola (Rogério Ribeiro, Safaa Dib e João Campos).

Eu lá andarei, no máximo possível, encantado da vida...

Sem comentários: