sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

I Have no Mouth and I Must Scream


Título: I Have no Mouth and I Must Scream
Autor: Harlan Ellison

Opinião: Mais uma vez influenciado pelo João Campos, lá tive que agarrar neste conto de Harlan Ellison, a minha estreia na sua obra, ainda que só o tenha feito uns meses depois da sugestão inicial (mas está feito!).

O que encontrei foi exactamente um prometido: um conto ao meu gosto e que mesmo não sendo perfeito, é muito bom.

Logo o início é chocante e pouco aconselhado a pessoas mais sensíveis, e a partir daí a história desenrola-se de forma interessante, cativante e sempre cruel. Imaginem um futuro pós-apocalíptico em que uma super inteligência artificial se torna boa demais e extermina a raça humana... Excepto uma mão cheia de pessoas, que modifica e controla a seu belo prazer.

O resultado é um conto com uma inteligência artificial cheia de requintes de malvadez, que tem como propósito a sua própria falta de propósito. Acho que o que o autor consegue é fazer quase um ensaio cru da condição humana, bem visível não só nos humanos presentes na história, mas também no computador, o que é excepcional.

Isto já para não falar de uma escrita fluida e agradável, capaz de usar exactamente o mesmo tom para descrever pessoas penduradas em ganchos de carne e as emoções de uma personagem, sem que nada perca a força. E como não podia deixar de ser, o final é bom, muito bom, deliciosamente malévolo, até! Procurem pelo conto que vale a pena, eu já tenho mais dois na calha...

Sem comentários: