sexta-feira, 13 de março de 2015

Hannibal Rising


Mais do que dos filmes (ou dos livros, que não li) sou um fã da personagem: Hannibal Lecter. Especialmente quando este sociopata é brilhantemente interpretado por Anthony Hopkins, mas também quando é Mads Mikkelsen a dar a cara. Ambos conseguiram um balanço perfeito entre classe, carisma e loucura, tudo concentrado num psiquiatra canibal com requintes de crueldade... E do qual é quase impossível não gostar.

Eu sei que isto até nem parece estranho hoje dia - os vilões estão claramente na moda - mas suspeito que na altura em que Silence of the Lambs apareceu não era bem assim. Valeu Hopkins e tudo o resto que fez desse um filme impecável.

Mas depois, entre sequelas e prequelas lá foram aparecendo mais filmes, incluindo este Hannibal Rising, que data de 2007 e se predispôs a contar a origem do Dr. Lecter. O resultado é um filme com estrutura de filme de super-heróis: há vilões, há um evento traumático, há um underdog e há uma evolução e um amadurecimento.


A diferença é que aqui o protagonista não é um super-herói, mas sim um vilão, dos perturbadores. E aqui dou a mão à palmatória: Gaspard Ulliel não me convenceu ao início, e durante alguns momentos mais para o fim do filme, mas consegue fazer bem o seu papel, de uma forma geral. De vez quando parece que está a tentar demasiado fazer de Hopkins a fazer de Hannibal, em vez de simplesmente fazer de Hannibal, mas é compreensível. Eventualmente encarna verdadeiramente a personagem e faz o que tem a fazer muito bem feito.

Mas o filme causa-me sentimentos contraditórios. Se por lado acabei de o ver e fiquei satisfeito, por outro não foi difícil apontar várias falhas que me desagradaram bastante, incluindo uma que muito me chateou: a humanização do Mal. É algo que também está na moda e que se traduz em fazer com que os vilões tenham motivos razoáveis para se tornarem vilões.

Na prática não são vilões, são incompreendidos. E isso, caríssimos, é uma seca. A maior parte do fascínio que existe com Lecter é causada exactamente pela sua total ausência de Humanidade. Mesmo quando parece uma pessoa normal e está a conversar com a maior das calmas, emana perigo. Parece que está sempre em posição de atacar a qualquer momento, e olhos não mentem: ali não há réstia de algo humano.


E o filme destrói isso por completo, ao dar-lhe uma razão para ser o sociopata que é. Não sei como é que ninguém encarregue daquele filme não percebeu que estavam a fazer asneira. No fundo, irrita-me que o Mal seja representado como sair do caminho certo. Porque é que o Bem há-de ser o caminho certo? Porque é não podem haver mais caminhos? Porque é que tem que haver alguma justificação? A personagem perde muito interesse e profundidade com esta "explicação", o que é uma pena daquelas monumentais.

Tirando essa falha flagrante, há algumas que eram escusadas e que caem no facilitismo, como ter o jovem Hannibal a experimentar uma antiga máscara japonesa que só lhe cobre a metade inferior da cara. Como o Hannibal adulto depois usa na prisão. Enfim. Compreendo a ideia, mas acho que é um simbolismo bacoco que não acrescenta nada à história, mas que apenas a ridiculariza.


O que vale é que o filme está bem feito, e é interessante acompanhar a evolução de Hannibal desde criança a jovem adulto. A sua lenta descida numa espécie muito peculiar de loucura, o seu quase completo vazio sentimental, a forma como a criança inocente que conhecemos no início se torna no perigoso psiquiatra canibal que conhecemos de outros filmes.

É isso que me confunde. Não sei, muito sinceramente, o que achar. É claramente um filme que só serviu para arranjar mais uns trocos, mas acabou por ficar razoável. Tem coisas que não fazem sentido, e coisas que entram na pura especulação, e consegue falhar na questão fundamental da sua origem. Mas é um filme agradável. Raios o partam, Dr. Lecter!

2 comentários:

Anónimo disse...

Como acho que já aqui disse, acho que é mais difícil escrever um herói interessante do que um vilão interessante. Isto não invalida que eu desconsidere o papel dos vilões.

Acho que um bom vilão é essencial para uma boa história. Ao contrário do que tu disseste, Rui, acho que a humanização dos vilões e o estabelecer de laços de compreensão ou de empatia, é fulcral.

Em termos realísticos, nenhum humano nasce com uma natureza malévola. Existem psicopatas e sociopatas, é certo, com uma disfunção mental qualquer que os leva a agir em busca do prazer sem qualquer tipo de emoção pelo outro...Os violadores e os pedófilos sofrem de semelhantes disfunções empáticas dos psicopatas...
Sem os inimputar dos seus actos, é quase uma doença para estes sujeitos...

Já os outros formam-se:

Os torturadores, segundo Hannah Arendt, são vítimas de um sistema que banaliza o mal e os maus costumes....Os ladrões têm fome, logo matam e roubam para sobreviver...


E isto leva a que as pessoas se identifiquem com algumas partes da história destes vilões.

Todos nós em algum momento temos vontade de matar alguém apenas porque a vida tá de caganeira connosco... e isso advém daqueles momentos menos bons em que alguém nos faz mal e que nós ficamos quietos e frustrados incapazes de retaliar... ou outros momentos em que realmente percebemos as escolhas dos vilões.

Um exemplo que costumo dar é o do vilão político corrupto. Se fossem vocês que estivessem num cargo político e vos oferecessem uma subvenção vitalícia e luxuosa para o resto da vida (Dinheiro sujo), que vos permitisse deixar aos vossos filhos pobres uma valente herança, e vocês só tivessem de aprovar um simples projecto a que quem vos paga não tinha direito, mas que também não faz mal ser aprovado?
É um dilema pá! (E crime de corrupção passiva também... mas esqueçam o direito penal...)
Interesses do Estado ou interesses pessoais? Qual escolhiam? E, não interessando de momento a escolja, compreendem os dois interesses não é?
Isso é empatia...

É o que gosto de ver nas histórias que leio... compreender os vilões.
Para mim, um vilão filho do Diabo e do Satanás (Para além das mulheres :D ) que só deseja a aniquilação da humanidade deve ter um propósito e uma história que o levou a desejar certa coisa. Caso contrário, não me satisfaz...


Abraço

Francisco Fernandes

Rui Bastos disse...

Vilões com os quais nos conseguimos identificar fazem falta, claro. O Glotka do Abercrombie, o Seltor do Filipe Faria, etc. São vilões bem feitos na mesma, e mais complexos do que o simples vilão que é mau porque sim.

Eu gosto bastante desses vilões. Mas o Hannibal Lecter é uma personagem que não foi criada com este intuito, mas sim com o mesmo intuito do Sauron ou do Melkor do Tolkien: é maléfico e acabou. É mau porque é isso que ele é, é isso que sabe ser, não é porque caiu do céu e se tornou num anjo vingativo, é porque simplesmente é assim.

Não era preciso explicação. E este filme o que faz é exactamente isso. Dar-lhe um motivo para ser o vilão. Um motivo válido! É claro que depois ele exagera, e no final já é difícil sentir alguma empatia pelo assassino quase animalesco em que se torna, mas este filme, para mim, invalida os anteriores, com o Hopkins, e até a série com o Mikkelsen.

Fica a meio caminho de estragar o excelente vilão que é o Hannibal Lecter...