sexta-feira, 10 de abril de 2015

Se eu fosse um livro



Texto: José Jorge Letria
Ilustrações: André Letria


Opinião: Mais um livro que me foi emprestado por um colega do museu. Este nem sequer conhecia! E gostei, embora não tenha deixado grande impressão.

O texto é simples, demasiado simples para o meu gosto, mas adequado a crianças. Parece-me ser o tipo de livro ideal para explorarem sozinhos, em vez de terem alguém a ler para eles. A grande vitória do livro são as ilustrações, que embora não seja particularmente espectaculares, são porreiras, engraçadas e originais.

Todo o livro se lê como uma homenagem a livros e a leitores, o que me agradou bastante, como devem imaginar. Só que pronto, é um bom livro principalmente pelas ilustrações, que são das mais imaginativas que já vi.

Infelizmente isso não foi o suficiente para me deixar realmente impressionado. Diria que é um livro discreto. Giro e tal, mas para um miúdo ler uma vez e largar. Não é propriamente cativante, não prende, compreendem?

Talvez um texto mais assertivo fosse a solução, se bem que acho que este está bem assim. Enfim, não sei muito bem. Também acho que nem todos os livros têm que ser obras-primas, e este sabe o seu lugar e o seu objectivo, e executa-o bem, de forma competente. Pode não deixar grande marca, mas se calhar foi só a mim. Uma criança talvez delire completamente com isto. Sei que eu, com idade para isto, não iria ficar muito fascinado, mas iria ler atentamente, sim, e iria gostar. Tal como gostei agora!

Sem comentários: