Título: O Figurão Espanhol
Autor: Balzac
Tradutor: Milton Persson
Opinião: Se Balzac é tido como um dos grandes vultos da literatura e do pensamento mundial, ainda tenho que encontrar algo dele que realmente me prove isso.
Nesta história apenas vi um enredo confuso, emaranhado dentro dum conto que nunca me conseguiu interessar particularmente. E até a escrita me pareceu bastante mediana.
A culpa pode ter sido do tradutor, que tenho a impressão de ter apanhado meia dúzia de coisas que me fizeram espécie e que soaram mais a asneira de tradução do que outra coisa.
Mas não vale muito a pena bater no tradutor, já que tenho a certeza absoluta que mesmo com a melhor tradução da história das traduções, a minha opinião sobre o conto seria a mesma: aborrecido, confuso e sem grande interesse.
Podia ter sido um conto mais cativante, já que envolve guerras de independência francesa, e histórias dentro de histórias sobre amores secretos e partos às escondidas, mas o autor não conseguiu agarrar em nada para se focar, e é o conto que perde com isso.
2 comentários:
Balzac é um grande escritor. Li algumas obras dele e posso dizer que não fiquei decepcionado.O Pai Goriot (ou Tio Goriot, depende da tradução) é a sua obra, assim como Ilusões Perdidas (que se encontra na FNAC a um preço módico). E também se pode encontrar dois livros seus na colecção book.it.
Tenho que agarrar em mais qualquer coisa dele, sim :)
Enviar um comentário