Ao contrário do livro anterior, esta foi uma leitura a todo o vapor, pois já não precisei do período de me adaptar ao ritmo e afins.
E que posso dizer que não tenha dito ainda? É bom, é muito bom... As personagens voltam a revelar-se magnificamente construídas, a escrita é simples e directa, o enredo nem por isso. Os meandros das tramas e intrigas da corte têm mais profundidade do que aquela que eu tinha imaginado inicialmente.
Houve personagens que se revelaram mais importantes do que pareciam à primeira vista, e outras que se tornaram ainda mais importantes e misteriosas do que já eram. O Bobo, em especial, fascina-me. Desde o primeiro livro que se vê que há ali qualquer coisa com aquela personagem que ainda está por contar... Já para não falar da inesperada interacção entre Veracidade e Fitz.
Bem, mas quanto à história não posso dizer muita coisa sem revelar pormenores do enredo. Acho que esta é daquelas sagas que quase que podiam ser só 1 único e gigantesco livro, pois, pelo menos até agora, entre o primeiro e o segundo livro, a continuação é extremamente directa. Quero com isto dizer que não é daquelas colecções que se podiam ler os livros individualmente e fora de ordem. É daquelas que é para ler seguidinhos e de empreitada.
Mas, sendo um livro muito bom, tem um grande ponto negativo. Enorme, mesmo, se bem que não é culpa da autora, mas sim da editora. Este livro corresponde à primeira metade do livro no original. Ou seja, acabei o livro com uma sensação de incompleto do piorio. É das coisas mais horríveis ter que ler um livro que foi dividido em dois, pois fico com a sensação que acabei o livro, mas sei que ainda só vou a meio. Eu compreendo que façam isto, mas continuo a achar que deviam fazer algo para o evitar.
Não pensem que tenho algo contra a Saída de Emergência, até é das minhas editoras preferidas, e faz um trabalho excelente, tanto a nível da publicação das sagas, com 2 e 3 livros por ano, como a nível das capas e do catálogo que apresenta, que são e é, das melhores e do melhor que por aí anda. Mas podiam arranjar maneira de contornar esta chatice de dividir os originais...
Enfim, esqueçamos isso. É um grande livro, com o pormenor de ser só meio-livro. Só me resta fazer uma coisa: ler o próximo, rápido!