Título: Beyond lies the wub
Autor: Philip K. Dick
Opinião: Sem desapontar minimamente, Philip K. Dick escreveu um conto interessante, com uma premissa e desenvolvimento que levam o leitor a pensar, e com um enredo imprevisível. Eu pessoalmente fiquei ligeiramente chocado, a certa altura, e surpreendido no fim, o que é sempre agradável.
Imaginem uma espécie de porco marciano, enorme e com um ar estúpido. Foi esse ser, um wub, que a tripulação de uma nave comprou, com a intenção de o usar como alimento. Qual não foi a surpresa deles quando o bicho começou a falar e revelou ser uma criatura inteligente!
A questão que se levanta é bastante óbvia: por um lado temos um ser com um aspecto claramente animalesco, remotamente parecido com um porco, e que poderia ser usado para comida; por outro temos um ser claramente consciente e inteligente, que conversa com os tripulantes. Comer ou não comer, eis a questão, podia-se mesmo dizer.
Achei o wub muito bem conseguido enquanto personagem, de certo modo mais humano que os humanos que o rodeavam, mas ao mesmo tempo com uma forma de pensar claramente alienígena, ainda que partilhasse traços tipicamente terráqueos, como a curiosidade.
O fim deixou-me surpreendido e satisfeito, o que ajuda a que cada vez sinta mais vontade ler os contos, e outras obras, deste autor, que tem vindo a revelar uma grande mestria na arte de contar histórias.
Sem comentários:
Enviar um comentário