sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Misery

Que posso dizer... Os livros deste escritor arrebatam-me sempre. É a sua escrita, crua, cruel, brutal, requintada, ainda que simples, trabalhada, planeada... Perfeita, no meu ponto de vista.

Desta vez, a história centra-se num escritor que tem um acidente de carro, e é resgatado por uma enfermeira, que, por acaso, é a sua fã número 1! Só que o escritor, Paul Sheldon, tinha, no seu último livro, morto a personagem principal dos seus romances com mais sucesso, as aventuras de Misery. Série essa que era a razão da enfermeira, Annie Wilkes, ser sua fã...

E Annie está tão obcecada com os livros de Misery, que, ao descobrir que ela morre no final do último livro publicado, obriga Paul a escrever um novo livro, que acaba por ser o seu melhor livro!

Só que não faz isto da maneira mais simpática...

A forma como Stephen King descreve os meandros da mente humana continua a maravilhar-me. Annie, a enfermeira meio psicótica, é uma personagem tão bem construída, com os seus altos e baixos mentais e emocionais, que parece real. Bem como Paul, também ele, com as suas dores, os seus sonhos, os receios e inspirações, parece extremamente real. É uma habilidade que King tem, que é a de dar uma profundidade incrível às suas personagens.

Outra das suas habilidades é de contar uma história. Ainda não descobri ninguém que o faça tão bem como ele, nem que se chegue lá perto... Para mim, é todo um novo patamar de escrita que destaca o Stephen King, enquanto contador de histórias. Conta as coisas de uma maneira que a princípio pode parecer confusa, mas os acontecimentos são tão marcantes, que não me consegui esquecer de um único pormenor, enquanto lia (e eu tenho uma memória TERRÍVEL), e as coisas vão encaixando, como as peças de um puzzle.

Fica, por isso, definitivamente aconselhado, sem sombra de dúvida!

3 comentários:

Pedro disse...

Eu QUERO ler este livro porque amei o filme! =D

Para além de que é Stephen King... E ainda não li nada dele. "A Luz" já está cá em casa, pode ser que em breve.

Rui Bastos disse...

E eu ando à procura do filme :p

Ainda não leste nada do Stephen King? Blasfémia :O

N. Martins disse...

Este livro é dos que mais gosto do Stephen King. Dos poucos que me que me revolveu o estômago enquanto lia algumas das passagens. Muito bom!