domingo, 15 de setembro de 2013

"Palmas para o Esquilo" de David Soares e Pedro Serpa

Deve ter sido a primeira vez que fui ao lançamento de um livro. Pergunto-me porque raio é que não comecei a fazê-lo antes.

A loja da Kingpin, de que já aqui falei, é um sítio quase acolhedor, assim cheio de pessoas que se conhecem umas às outras, todas ali para o lançamento do Palmas para o Esquilo, escrito por David Soares e desenhado por Pedro Serpa.

Esta colaboração, que vem dos tempos de O Pequeno Deus Cego, continua a dar frutos e, pelo que percebi, não será de estranhar mais colaborações no futuro.

Mas falemos deste livro, tão promissor que teve direito uma tiragem maior do que o habitual, mostrando claramente a aposta da Kingpin no livro, e não só pelo facto de agora ter distribuição nacional.

Palmas para o Esquilo fala de imaginação e fala de loucura. Pessoalmente, estou interessado. São dois temas sobre os quais gosto de ler (e de escrever), e que considero serem dos temas mais inesgotáveis à face do planeta.

E depois, durante a apresentação, ambos os autores me deixarem curioso. David Soares, para começar, falou de como este livro se relaciona com as suas obras anteriores, e ainda explicou um bocado a forma como trabalho: em ciclos, e que presentemente caminha para uma abordagem cada vez mais alegórica das questões.

E Pedro Serpa, com o seu desenho simples recheado de imagens fortes, um traço descomplicado que contrasta fortemente com o estilo negro e profundo de David Soares, falou das suas influências, e de como é trabalhar este tipo de histórias.

Durante isto tudo, a imagem do Mário Freitas de pernas esticadas, super descontraído e a fazer perguntas pertinentes, guiando a apresentação com jeitinho, nunca me vai sair da cabeça.

Na altura de assinar, ainda aconteceu algo interessante: o David Soares reconheceu o meu nome dumas mensagens que trocámos pelo Facebook, e dumas críticas que escrevi, na altura em que li um monte de BD's dele de rajada e fui assistir ao seu espectáculo de spoken word com o Charles Sangnoir. Bem, é um autor que admiro e que me reconheceu. Foi... fixe.

E tanto o David Soares como o Pedro Serpa se mostraram bastante simpáticos, com o primeiro a escrever dedicatórias nos livros, e o segundo a fazer pequenos desenhos. Foi assim, o lançamento deste livro, o primeiro que tenho assinado.

Sim, o Pedro Serpa incluiu a caveira de um esquilo.

4 comentários:

Nuno Amado disse...

Bem... não te reconheci!
Eu estava lá com uma camisa rosa.

Mas não fui para a fila dos autógrafos,fiquei na treta com o Osvaldo Medina e depois fui embora, a minha irmã fazia aniversário... e eu não sabia se a fila ia demorar ou não.
Nos encontraremos noutra altura
;)

Rui Bastos disse...

Epah, então vi-te! Mas eu sabia lá que eras tu... Eu tinha uma mala dos AC/DC \m/

Para uma próxima vez, então!

Rui Bastos disse...

Epah, então vi-te! Mas eu sabia lá que eras tu... Eu tinha uma mala dos AC/DC \m/

Para uma próxima vez, então!

Nuno Amado disse...

:P