sexta-feira, 16 de maio de 2014

X-Men #4


Argumento: Brian Michael Bendis
Arte: Chris Bachalo
Tradução: José de Freitas e Filipe Faria

Opinião: Esta capa é muita porreira. O Ciclope assim vestido é simplesmente perturbador, e ver o Magneto completamente de branco, com um capacete e esconder-lhe a cara por completo... Muito bom!

Agora deixem-me só passar ao fim por uns instantes.Demorei um pouco a aperceber-me do que se estava a passar, mas fiquei bastante satisfeito quando o entendimento me banhou na sua gloriosa lucidez. Se alguém ainda não tiver lido e quiser fazê-lo, fica já avisado que vou revelar coisas relativamente essenciais sobre o enredo... Bem, o momento de lucidez fez-me perceber que o final desta revista é exactamente o final da revista anterior.

Fascinante. Eu já devia estar à espera que numa história que brinca com viagens no tempo se fossem pôr com estas brincadeiras, mas isto foi muito bem feito. Estive a leitura toda a pensar em como é que esta história ligava com a revista anterior!

Mas não estou a ser muito claro, vamos por partes. À semelhança da revista dos Vingadores, esta também vai ter duas revistas originais a conviver, neste caso os X-Men e os Uncanny X-Men. Os mais ou menos bons e os mais ou menos maus, se quiserem. E depois de três números a seguir única e exclusivamente os primeiros, esta e a próxima vão acompanhar os segundos.

Isto cria-me um problema. Não sei sinceramente que grupo prefiro. Ok, não é bem um problema, uma vez que posso acompanhar os dois, mas não sei por qual torcer! Se por um lado tenho os misfits, jovens, adoráveis, esperançosos e lutadores, do outro tenho os anti-heróis, sem medo de combaterem a autoridade por aquilo em que acreditam, e que ainda por cima são indiscutivelmente mais badass.

Além disso, ambas as linhas narrativas são interessantes. Ou melhor, ambas as perspectivas da linha narrativa são interessantes. O que me agrada bastante é o facto de, ao contrário dos Vingadores, aqui se estar basicamente a seguir ambos os lados da disputa. Acho que isso no futuro vai ter repercussões interessantes... Aliás, já tem, com estas duas revistas a decorrerem basicamente em paralelo!

Em termos de personagens, o que tenho a dizer é que não sou fã do Ciclope mas ele está no bom caminho. Mais implacável, mais frio, corre o risco de se tornar realmente perigoso. O Magneto, por sua vez, não sei bem... Fascina-me, a personagem. Ele já há muitos anos que não é exactamente mau (na sua génese era um arquivilão típico), e aqui cimenta essa posição dúbia, sendo provavelmente a personagem com a qual é mais fácil o leitor identificar-se. Durante a maior parte do tempo, pelo menos.

O resto das personagens são-me relativamente indiferentes, mas não posso negar que a espada gigante e mágica da mutante Magia é porreira, e que os dilemas da Emma Frost ainda vão dar muita bodega à qual mal posso esperar por assistir!

Agora é esperar pelo próximo mês, mas estou a gostar bastante desta minha aposta de acompanhar os X-Men!

Sem comentários: