quarta-feira, 2 de julho de 2014

A História


Autor: John H. Arnold
Tradutoras: Ana Tanque e  Armandina Macedo

Opinião: Era mais fã de História quando era mais novo. Quando aprendia por mim próprio e explorava o que me apetecia, e depois quando comecei a aprender na escola sobre a Pré-História, a Antiguidade, o Renascimento... E depois começaram a ser tempos muito próximos da actualidade, se não em datas (1700 ainda nos parece longe), pelo menos em estilo.

Muita política, poucos desenvolvimentos reais, muito diz que disse e diz que fez, mas pouco dito e pouco feito. Pelo menos era essa a ideia que eu tinha. Desinteressei-me um pouco, já para não falar de que a partir de certa altura parecia que a disciplina de História consistia só e apenas em decorar datas, e eu tenho sérias dificuldades com isso e não gosto mesmo nada.

Agora já olho para essa história com outros olhos. Vejo que essas épocas que comecei a desprezar são mais ricas do que eu poderia imaginar, e que muitas vezes basta é olhar para elas de outra perspectiva. Ultimamente até me tornei fã de política e intrigas palacianas: é uma forma de guerra cerebral e desonesta, mais mortífera que andar à espadeirada e, quando bem feita, muito mais interessante.

Ainda assim sempre olhei com desconfiança para a profissão de historiador. A forma como interpretam as coisas soa-me a aldrabice e achava a maior parte deles pouco melhores que charlatães. Portanto ainda bem que li este livro.

Numa linguagem clara e directa ao assunto, John Arnold demonstra claramente como é que estuda - e faz - história. Aquela dose de interpretação pessoal faz parte do trabalho. As fontes em que têm que se apoiar não são claras nem imparciais, não há por aí pilhas e pilhas de documentos arrumadinhos e organizados, com uma descrição objectiva de tudo o que se foi passando, à espera dos historiadores. Não.

Por vezes têm que se apoiar em coisas incompletas, difusas e, pior que tudo, pelo menos parcialmente falsas. É um trabalho complicado, sim. Este livro traça um caminho claro, partindo de alguns casos particulares, desde a fonte até à descrição histórica. Não é um caminho fácil, de todo. É preciso saber pesquisar nas fontes, saber ler as fontes, saber interpretar as fontes, ser capaz de aceitar que a versão que se conta não é necessariamente a correcta, nem sequer a mais correcta...

Neste livro vemos isso tudo. É um pouco como ir aos bastidores de um livro de História. Muito interessante, muito educativo e bastante bom para aguçar a curiosidade. Sejam curiosos e investiguem, garanto-vos que vale a pena, especialmente se começarem por este livro.

Sem comentários: