quarta-feira, 9 de julho de 2014

Perdido na Dimensão Z (Capitão América #1)


Argumento: Rick Remender
Arte: John Romita Jr, Klaus Janson, Dean White, Lee Loughridge, Dan Brown
Tradução: José de Freitas

Opinião: Não sou o maior fã do Capitão América. Já o disse por aqui algures, aquele patriotismo exacerbado, aquele sentido extremo de honra e dever a roçar o ridículo, o protagonismo exagerado só porque os americanos gostam de ver as cores americanas a salvar o dia e a dar porrada a nazis... Enfim.

No entanto estava curioso quanto a esta BD, por várias razões. Para começar, ouvi dizer bem pelas internetes. Depois era uma história que arrancava o Capitão Choninhas completamente da sua zona de conforto e lhe dava um tratamento mais de distopia apocalíptica. Sim, tenho uma coisinha por distopias.

Terminada a leitura, fiquei satisfeito. Sem ser espectacular, e sem que a história tenha de facto muito sumo, é uma BD interessante. A arte é porreira e adequada ao ambiente hostil, e o enredo é cativante e fora do comum para o Capitão Maricas: quando um antigo inimigo o rapta para uma dimensão paralela à nossa, a única hipótese que o herói tem é viver nela durante dez anos antes sequer de ter outro encontro com o dito vilão.

Encontra coisas que o querem matar e coisas que tem de matar, descobre civilizações inteiras e percorre um continente de uma ponta à outra, e tudo isto sempre a proteger um rapazito, roubado ao dito vilão (que já agora se chama Arnim Zola e é uma espécie de bio-terrorista em forma de consciência presa num andróide zarolho), que começa a tratar como um filho.

Essa deve ser a parte mais fascinante. O Capitão Irritante completamente reduzido a um refugiado, um fugitivo, um homem perdido numa terra desconhecida e hostil, com a responsabilidade de tomar conta de uma criança e de a educar. É um papel diferente para esta famosa personagem, e uma que lhe cai bem. Nesta BD, o Capitão América é um derrotado, e isso é fascinante de ver.

O final, como não podia deixar de ser, acaba mesmo a meio, quando tudo começa a ficar interessante. A Panini já prometeu a continuação, mas só daqui a uns meses. Não fiquei completamente deliciado com este número, mas continuo a dizer que estou bastante satisfeito com esta colecção de TPB's, ainda mais do que com a revista dos X-Men, ou a dos Vingadores. Palmas para quem teve a ideia!

4 comentários:

Nuno Amado disse...

Infelizmente comprei este livro....
LOOL
Bolas, foi caro e completamente banal, com um vilão ridículo (Zola... lol) e uma história que eu nem percebi bem!
Mas o que me enerva mais é haver tantos livros bons passíveis de ser publicados, e distribuírem um livro que pouco diz no universo Marvel!
A sério... é incompreensível.
-_-

Rui Bastos disse...

Eu até gostei. Não achei nada de extraordinário, mas pronto :)

Acho que tanto o Zola como o facto de ser o Capitão América é só para espremer ao máximo os filmes... Por isso é que tiveste GotG, e agora vais ter Iron Man com a storyline do Extremis.

A grande questão aqui é: porque é que não estás tu a trabalhar com estas pessoas, para dizer o que publicar? :)

Optimus Primal disse...

Eu tambem gostei toda a situação lembra muito o Flash Gordon só que com Zola.O Responsavel por o Clone Caveira de O Soldado do Inverno.Dos tpbs Marvel Now até agora foi dos melhores com Uncanny Avengers.
E Nuno a Panini não edita nada anterior ao MARVEL NOw Logo reduz muito o leque de opçoes

Rui Bastos disse...

Tenho aqui algures um livro de Flash Gordon que tenho de ler!